foto: canal Aikido Brasil
Durante muito tempo, o meio das artes marciais era visto, erroneamente, como algo masculino, mesmo assim, sempre contamos com grandes Aikidoístas mulheres que vencendo inúmeros fatores eram, e são, uma inspiração para toda geração de hoje. Mistuko Minegishi sensei, Mary Heiny sensei, Gloria Nomura sensei, Micheline Tissier sensei, Mariane Shibata sensei e Yoko Okamoto sensei, são grandes nomes do Aikido mundial e um bom exemplo disso. No Brasil é impossível não citar a Lila Sezerdello sensei e Fumie Nishida sensei, duas grandes mestras da nossa arte. Lila sensei é para mim uma grande referência, tive inúmeras aulas com ela, aprendi muito com sua postura e presença, além de admirar todo seu trabalho, tem um dojo há mais de 20 anos e formou diversos instrutores aqui no Brasil.
Nos últimos anos venho, com muita alegria, percebendo um aumento no número de praticantes mulheres no Aikido. O crescimento feminino na nossa arte além de proporcionar o início de uma igualdade de gênero no tatame, está indo além. Essa nova geração de mulheres Aikidoístas não ligam para qual estilo, federação ou dojo pertencem. Elas treinam, fazem amigos e amigas, trocam informações, ajudam-se e criam laços e vínculos, fazendo o que o fundador da Aikido pregava, a união de todos.
Se parassem aí já seria incrível, mas foram além. Vendo a necessidade de divulgar nossa arte para mais e mais pessoas, criaram meios de comunicação para espalhar a mensagem do Aikido, como: Aikido Ladies, Minaka Dojo e Mulheres no Tatame. Tive a honra e alegria de ser recentemente entrevistado pelo blog Mulheres no Tatame, criado pela Erika Baldo. Não importa o seu gênero, se gosta de Aikido e artes marciais, vale muito seguir essas iniciativas. Torço para que elas tenham cada vez mais sucesso, dentro e fora dos tatames, e que possam ajudar mais e mais a disseminar nossa arte.

Obrigada Sensei! Somos o que somos pelas relações que estabelecemos e as direções que seguimos. E sempre que aparece uma nova possibilidade de seguir em frente por caminhos cheios de descobertas é incrivelmente mágico! Você me mostrou um deles! Muito obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que felicidade comovedora me trouxe essa publicação! Obrigada Léo Sensei pelo seu incansável e belo trabalho! Inspira constante e isso não pode ser se não um presente.
Manuela
CurtirCurtir
Muito obrigado, Manu!!!🙏🙏
CurtirCurtir