Mulheres no Aikido

foto: canal Aikido Brasil

Durante muito tempo, o meio das artes marciais era visto, erroneamente, como algo masculino, mesmo assim, sempre contamos com grandes Aikidoístas mulheres que vencendo inúmeros fatores eram, e são, uma inspiração para toda geração de hoje. Mistuko Minegishi sensei, Mary Heiny sensei, Gloria Nomura sensei, Micheline Tissier sensei, Mariane Shibata sensei e Yoko Okamoto sensei, são grandes nomes do Aikido mundial e um bom exemplo disso. No Brasil é impossível não citar a Lila Sezerdello sensei e Fumie Nishida sensei, duas grandes mestras da nossa arte. Lila sensei é para mim uma grande referência, tive inúmeras aulas com ela, aprendi muito com sua postura e presença, além de admirar todo seu trabalho, tem um dojo há mais de 20 anos e formou diversos instrutores aqui no Brasil.

Nos últimos anos venho, com muita alegria, percebendo um aumento no número de praticantes mulheres no Aikido. O crescimento feminino na nossa arte além de proporcionar o início de uma igualdade de gênero no tatame, está indo além. Essa nova geração de mulheres Aikidoístas não ligam para qual estilo, federação ou dojo pertencem. Elas treinam, fazem amigos e amigas, trocam informações, ajudam-se e criam laços e vínculos, fazendo o que o fundador da Aikido pregava, a união de todos.

Se parassem aí já seria incrível, mas foram além. Vendo a necessidade de divulgar nossa arte para mais e mais pessoas, criaram meios de comunicação para espalhar a mensagem do Aikido, como: Aikido Ladies, Minaka Dojo e Mulheres no Tatame. Tive a honra e alegria de ser recentemente entrevistado pelo blog Mulheres no Tatame, criado pela Erika Baldo. Não importa o seu gênero, se gosta de Aikido e artes marciais, vale muito seguir essas iniciativas. Torço para que elas tenham cada vez mais sucesso, dentro e fora dos tatames,  e que possam ajudar mais e mais a disseminar nossa arte.

3 comentários em “Mulheres no Aikido

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: