Treino Individual e a prática de armas

Devido a quarentena, estamos todos nos habituando a treinar sozinho. O que é ótimo, pois essa era uma parte presente no Aikido – o fundador do Aikido era um grande adepto desse tipo de treino – que estávamos negligenciando. A prática indiviual, ou Hitori Geiko, pode ser feita de inúmeras maneiras: alongamentos ou exercícios de mobilidade; Ukemi, rolamentos; Tai Sabaki, movimentação de corpo, e Ashi Sabaki, moveimentação de pé; exercícios de Kokyu-ho, respiração, Misogi-no-gyo, “purificação”, e Mokuso, meditação; Buki waza, armas; e Mitori-geiko, ver vídeos de Aikido, ler sobre ou, algo moderno, ver lives e aulas on line.

De todas essas formas de treino, sem dúvida a mais popular e, ao que tudo indica, mais divertida é Buki waza, Armas. Não à toa, nesse período de isolamento, estamos vendo inúmeros vídeos e desafios on line com Suburi e outros exercícios com armas, o que comprova o quão atrativo é essa prática, ainda mais quando estamos sem parceiros.

O interessante de treinar sozinho com Buki waza, é que podemos trabalhar desde a utilização da arma em si, como cortar e estocar, bater e varrer (no caso do jo), como podemos alinhar com outras práticas. Por exemplo, pode se treinar Tai sabaki e Ashi Sabaki com bokken ou Jo, pode fazer Suburi, ou algum Kata de armas, focando na respiração, além de poder usar elementos mais pesados, como o Suburito, para fortalecermos o corpo.

Na minha prática individual diária (sim, sempre treinei sozinho muitos antes da quarentena), sempre fiz religiosamente os 8 movimentos , ou 8 suburi. É um exercício criado pelo Kazuo Chiba sensei, que engloba basicamente as principais movimentações de corpo do Aikido.

Em geral, pratico esses movimentos todos juntos, numa sequência, mas você pode fazer apenas um dos oitos. Pode também a cada corte levar a espada até o chão e depois subir estocando, ou mesmo, trabalhar com kesa-giri e kiri age (cortes na diagonal, de cima para baixo e baixo para cima respectivamente), substiuindo os Kirioroshi (corte reto na vertical) e os tuski (estocada). Há inúmeras possibilidades, o mais legal de treinar sozinho é brincar com elas e usar sua criatividade.

No vídeo abaixo, mostro alguns dos aquecimentos que uso para treinar sozinho com Bokken, alguns suburi´s e detalho os 8 movimentos. Bons treinos!!

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