Há um ano iniciávamos a quarentena, envoltos num mar de incertezas sobre a pandemia e seus efeitos. O que na época parecia que iria durar semanas, completa agora aniversário. Como no filme, Feitiço do Tempo, onde o personagem do Bill Murray sempre revive o mesmo dia, parece que nos encontramos nesse pesadelo, pois voltamos para a fase vermelha e devemos ficar reclusos novamente em nossas casas.
No entanto, como nós Aikidokas sabemos bem, a repetição nos permite aperfeiçoar. O que antes era uma descoberta sobre como manter a sanidade em isolamento, hoje, em tese, sabemos os caminhos. Isso inclui os treinos também. Um ano atrás, estávamos desbravando como manter a prática à distância pelas redes sociais que, por sinal, mostraram-se uma excelente ferramenta. Hoje, somente no meu canal tem mais de 140 aulas, sendo 100 práticas físicas e 40 teóricas. Creio que toda essa experiência nos fez melhorar nesse tipo de treino online. O que antes eram descobertas sobre como fazer, agora conhecemos um pouco os prós e contras, e o conteúdo pode ser transmitido e absorvido melhor.
Com o início da fase vermelha no Estado de São Paulo voltaremos a ter aulas online de segunda a sexta-feira à noite, às 21h. Esses treinos são abertos a todos e ficarão salvos, assim como todos os outros, no meu canal no Youtube. Essa é, novamente, uma singela tentativa de manter a chama acesa durante esses tempos difíceis.
Usaremos a mesma estrutura de anteriormente: segundas, quartas e sextas, serão voltados para os treinos físicos; terças e quintas, para a aulas teóricas. Como muitos voltarão, ou até mesmo iniciarão, a prática online, retomaremos o básico nas aulas físicas, vamos passo a passo desenvolvendo esse conceito de Hitori-geiko, a prática individual. Já nas aulas teóricas, iniciaremos com o tema de Ban’yu Aigo, 万有 愛護, “Amar e proteger todas as coisas”, que é um conceito central do Aikido e, obviamente, muito exaltado pelo seu fundador.
É justamente com esse sentimento, de cuidar e proteger aquilo que amamos, que devemos zelar e ficar em casa nesse momento tão difícil. Vamos, mais uma vez, explorar as tecnologias para diminuir a distância e manter o caminho fisicamente presente em nós, na busca para criarmos, mesmo nessa condição adversa, um senso cada vez mais forte de comunidade.
Texto sensacional, Sensei!! Obrigada pelas lições e pela generosidade…
Domo Arigato Gozaimashita Sensei 🙇🏻♀️🥋
CurtirCurtir
É uma honra para mim, tê-lo como meu mestre de Aikido e poder caminharmos juntos. Espero fazer jus aos ensinamentos recebidos.
CurtirCurtir
Muito obrigado, Marcus!! É uma honra trilharmos o caminho juntos. Abração!
CurtirCurtir
Não se abalar diante das adversidades é uma característica fundamental dos guerreiros. Parabéns pela perseverança Sensei. Que bom que as aulas teóricas voltarão, show!
CurtirCurtir