Carta aberta aos praticantes de Aikido do Brasil

É com muita alegria que posto essa carta a todos os praticantes de Aikido. Nem tudo o que a pandemia nos trouxe foi negativo, junto com a crise muitas lideranças do Aikido Brasileiro perceberam a necessidade de juntar esforços e superar diferenças para trabalhar em conjunto e fazer crescer nossa arte. Espero que esse seja o início de muitos bons frutos que podem surgir, assim como trazer ainda mais grupos para essa ação conjunta.

Expresso aqui o meus sinceros agradecimento as lideranças de todos esses grupos, talvez esse seja o passo inicial que irá levar o Aikido Brasileiro a um novo patamar.

Do fundo do meu coração, muito obrigado!!

Carta aberta aos praticantes de Aikido do Brasil

Caros praticantes de Aikido de todo o Brasil. 

Neste ano de 2020 estamos passando o que para muitos é a maior crise sanitária já enfrentada por nossa geração. Neste panorama, a prática do Aikido nos Dojo foi interrompida em todos os Estados e trouxe a tona problemas já existentes e novos desafios para a retomada regular das atividades.  

Com a retomada das aulas coletivas, autorizada em algumas cidades, enfrentaremos um longo período de recuperação que requererá de todos nós dedicação, esforço, disciplina e muito Aiki. 

Percebendo que o mundo passará por um novo paradigma após esta pandemia, seja no plano econômico, interpessoal ou individual, constatamos que a prática do Aikido não estará fora deste novo formato exigido no presente e futuro para a continuidade da prática que tanto amamos. 

Pensando nisso, pela primeira vez desde que a prática do Aikido foi difundida por aqui, os líderes das principais instituições que representam o Aikido no Brasil se reuniram para discutir o futuro desta arte marcial em nosso país. 

Questões de várias naturezas, que outrora impediam a cooperação no desenvolvimento da prática em várias regiões, foram deixadas de lado em uma iniciativa conjunta visando exclusivamente o incentivo para a prática bem como criar alternativas para o futuro do Aikido no Brasil.

Estas reuniões veem ocorrendo com frequência e nelas, os Sensei que representam estas instituições, têm dedicado seu tempo e energia para encontrar novos caminhos para tornar nossa nobre arte ainda mais forte e também que possa atingir mais pessoas por todo nosso território. Esperamos que em breve mais instituições possam aderir a esta causa para que juntos, possamos construir um novo futuro para o Aikido no Brasil.

Nestes encontros preservamos a independência de cada instituição, com um objetivo comum:  tornar o Aikido e sua prática em nosso país cada vez mais forte, acessível e viva! Assim como era o desejo do Fundador.

Em breve teremos novidades em conjunto para compartilhar com todos. 

Fiquem firmes e atentos às novas etiquetas de convívio, cuidem-se e até breve.

Assinam este documento:

Aikido Balneário Camburiú

Aikido Cercle Kiniro

Aikido Kawai

Aikido Maruyama

Aikido Paraná Brasil

Aikido Tan Ren Kai

Associação Pesquisa de Aikido

FEBRAI

Federação Mineira de Aikido

ISBRAI

3 comentários em “Carta aberta aos praticantes de Aikido do Brasil

Adicione o seu

  1. Faltando a Facerj Aikido,que desde a década de 90 vem difundidndo e mostrando o aikido em todo território nacional e internacional com nosso shiran Paulo Henrique.l

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑