Aikido em tempo de Corona Vírus

Falar que a essa Pandemia vai mudar o nosso mundo virou lugar comum. Não tenho certeza sobre essa afirmação, nem a nego. Sempre que se trata sobre o futuro não sou dado a previsões, gosto mais de analisar cenários e possibilidades do que ter alguma certeza. Mas é inegável que o Covid-19 mudou nosso presente, palavras como quarentena, isolamento social, achatar a curva, home office, ensino a distância, não só entraram no vocabulário, viraram realidade.

No meio do Aikido não foi diferente. Pela primeira vez na história todos os dojos estão fechados. Tivemos que descobrir meios de treinar on line e resgatar a importância do Hitori-Geiko, o treinamento individual, como forma de manter nossos treinos. Além das evidentes mudanças sobre a prática, tem a realidade financeira. Com a pausa das aulas e a crise que estamos e iremos passar, teve uma queda abrupta nas mensalidades. Mesmo com a futura volta as atividades, não sabemos se poderemos ter tão cedo contato físico nas aulas (Santa Catarina liberou a volta das atividades nos dojo´s, mas sem contato), nem mesmo se artes marciais não serão vistas como atividade de risco de contaminação, o que diminuiria e muito a entrada de novos alunos.

Todo esse cenário é cheio de incertezas, medos e oportunidades. Às vezes, ver o copo vazio é mais fácil do que ver cheio, afinal a crise já está aí. Porém, é fundamental lembrar que o ideograma de Crise contém os radicais de perigo e oportunidade.

No mais, é importante lembrar que não estamos sozinhos, somos uma comunidade. Nem sempre tão unida, é verdade, mas que sociedade ou família não tem seus problemas, não é mesmo? Por isso, fico muito feliz pela ação do professor Luciano Giannini, que propôs um bate papo com diversos instrutores de Aikido do Brasil. Acho que nessas horas, o melhor a fazer é conversar, trocar informações, ver o que a nossa comunidade está sentindo e para aonde os ventos sopram. O bacana é que todo esse bate-papo será transmitido na sexta-feira, dia 24 de Abril, as 19h30, pelo facebook do Koushin Aikido. Estou muito honrado pelo convite, será um prazer conversar e ouvir todos esses sensei´s, vai ser uma oportunidade de escutar, falar e refletir ainda mais sobre nossa arte e esse momento que estamos passando.

5 comentários em “Aikido em tempo de Corona Vírus

Adicione o seu

  1. Vejo a prática do AIKIDO como ferramenta para ajudar a resolver muitas coisas relacionadas ao corpo e à mente. Não será diferente desta vez.
    Vamos juntos sair desta usando a energia que o AIKIDO nos proporciona.
    Domo Arigato, Sensei.

    Curtir

  2. Sendo resiliente, olhando o lado cheio do copo, tive a oportunidade de ter mais treinos e novas idéias, uma vez que estou vivendo em Manaus a quatro anos. Tem sido difícil manter a prática do Aikido e ter novos olhares para o treinamento, para assim estimular os praticantes que treinam comigo. Porém, ter esses treinos aumenta, e muito, as possibilidades do treino diário. Assim que a situação se regularizar (Quando????) haverá uma série de mudanças nos treinos.
    Muito obrigado Sensei.

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑